Paradoxo do focus
- Quanto melhor for uma marca num atributo mais os consumidores tendem a reconhecer que é melhor em todos os atributos.
É um comportamento algo paradoxal, mas observa-se as vezes suficientes para evitar que se caia no erro da Smart (querer fazer carros com mais lugares) ou para evitar o erro das empresas de serviços (querer ter tudo para toda a gente).
Se uma marca consistentemente constrói a reputação de ser melhor num determinado atributo, os consumidores tendem a reconhecer que essa marca é também melhor na generalidade dos outros atributos.
Assim sendo a melhor forma de construir a reputação de uma marca como sendo a melhor em todos os atributos relevantes de uma categoria, acaba por ser, paradoxalmente, focar essa marca na promessa de ser melhor num só dos atributos de compra da categoria.
Por exemplo a Tele2 faz uma aposta focada nos melhores preços. Resultado, mesmo que a “qualidade” seja o contraponto de uma oferta “hard-discount”, logo o ponto fraco da oferta, a verdade é que, actualmente, deverá haver mais consumidores a reconhecer qualidade de serviço à Tele2 do que por exemplo, a admitir o mesmo em relação ao serviço das desfocadas concorrentes Oni e Novis.
O Paradoxo do focus não tem uma base teórica cientifica, mas demonstra-se empiricamente:
- Quanto melhor for uma marca num atributo mais os consumidores tendem a reconhecer que é melhor em todos os atributos.
É um comportamento algo paradoxal, mas observa-se as vezes suficientes para evitar que se caia no erro da Smart (querer fazer carros com mais lugares) ou para evitar o erro das empresas de serviços (querer ter tudo para toda a gente).
Se uma marca consistentemente constrói a reputação de ser melhor num determinado atributo, os consumidores tendem a reconhecer que essa marca é também melhor na generalidade dos outros atributos.
Assim sendo a melhor forma de construir a reputação de uma marca como sendo a melhor em todos os atributos relevantes de uma categoria, acaba por ser, paradoxalmente, focar essa marca na promessa de ser melhor num só dos atributos de compra da categoria.
Por exemplo a Tele2 faz uma aposta focada nos melhores preços. Resultado, mesmo que a “qualidade” seja o contraponto de uma oferta “hard-discount”, logo o ponto fraco da oferta, a verdade é que, actualmente, deverá haver mais consumidores a reconhecer qualidade de serviço à Tele2 do que por exemplo, a admitir o mesmo em relação ao serviço das desfocadas concorrentes Oni e Novis.
O Paradoxo do focus não tem uma base teórica cientifica, mas demonstra-se empiricamente:
- Quanto melhor for uma marca num atributo mais os consumidores tendem a reconhecer que é melhor em todos os atributos.