Consumering

Se o marketing adapta um negocio ao mercado o que que fazem as empresas que se adaptam ao consumidor? Fazem Consumering. Um blog de artigos sobre como transformar uma empresa comercial num negocio de produtos preferidos pelos consumidores. www.consumering.pt

23/06/2006

Demonstra-se que beber refrigerantes faz mal às ideias.

Estava eu convencido que a desorientação hiperactiva nas bebidas era um problema português e momentâneo, quando dou de conta com esta espantosa informação:

- A Coca-Cola vai lançar uma nova extensão de linha, a Coca-Cola Zero. Uma Coca-Cola, que em vez de ter meia caloria (meia!) como tem a Light, tem zero calorias. A Zero não vem substituir a Light (que tem meia caloria e se mantém no mercado), a Zero vem de encontro aos clientes para quem meia caloria é demais (quantos serão esses tipos, isso mesmo, zero).

É a mais pura verdade, os senhores da Coca-cola pretendem manter em simultâneo a Light e a Zero no mercado. Uma vez que a Normal tem 60 calorias (ou algo do género) era aceitável uma alternativa com 0,5 calorias, a Light, tanto era que a coisa pegou e a Light vende benzinho, obrigado. Agora que raio de alternativa faz a Zero à Light? Para quê ter os dois produtos virtualmente iguais no mesmo mercado?

Para agravante, há que contar com o antecedente da passagem fulminante (a caminho do cemitério das extensões de marca) da Coca-Cola Demi ou Semi ou lá o que era (30 calorias). Um aborto, cuja vantagem era ter metade das calorias da Coca-Cola normal e se destinava (julgavam os senhores de Atlanta) às pessoas que alternam entre a Light e Normal. Claro que nunca perguntaram a essas pessoas porque é que variavam entre a Light e a Normal, pois que se tivessem perguntado descobririam que nenhuma o fazia por querer um produto com menos calorias, mas ainda assim algumas calorias (que é para não ter nem o açúcar, nem a dieta).


Actualização: Parece agora que a Zero não é uma extensão de linha, mas sim uma substituição bem feita da Light. A Coca-cola afinal enganou-me e demonstrou-se muito mais esperta do que lhe tinha sido dado o crédito.
Parece agora que a ilusão de extensão de linha foi apenas criada para que a Zero não sofresse dos defeitos da Light (ser excessivamente feminina). Aliás, a Light já tinha sido uma tentativa de fugir desse esteriótipo quando veio substituir a Diet, Porque a passagem de Diet a Light não funcionou completamente, a Coca-cola montou agora uma encenação maior e lançou e Zero, que é a nova Light, só que ninguém sabe. Excelente!

08/06/2006

A publicidade leva os consumidores a fazer qualquer coisa

Desde que os consumidores o queiram fazer.

06/06/2006

Quando algum do trabalho deixa de ser subterraneo



Reportagem no "Água & Ambiente" sobre o trabalho desenvolvido para a Sociedade Ponto Verde.