Consumering

Se o marketing adapta um negocio ao mercado o que que fazem as empresas que se adaptam ao consumidor? Fazem Consumering. Um blog de artigos sobre como transformar uma empresa comercial num negocio de produtos preferidos pelos consumidores. www.consumering.pt

23/10/2007

Vende-se Portugal Por esses blogs fora:

ontem no OJE

Mais uma referência ao "Vende-se Portugal" desta vez no OJE

19/10/2007

Semanário Económico

Hoje no Semanário Económico num trabalho de Luisa Rego.









Também aqui

18/10/2007

Livros à volta do mundo

Por Mafalda Avelar

"Henrique Agostinho fala sobre o seu livro "Vende-se Portugal"
Veja aqui a vídeo-entrevista.
http://livrosavoltadomundo.blogs.sapo.pt/37308.html

11/10/2007

Vende-se Portugal




“A razão de ser deste livro é que a marca Portugal é mal gerida. É um desastre. Não existem bons adjectivos para descrever o estado a que a marca chegou e portanto sendo a marca mais importante do país - e sendo com certeza a que tem mais orçamento em Portugal - isto é escandaloso! Nós gastamos milhões de euros por ano a tomar conta da marca. É uma calamidade”, são estas as palavras usadas por Henrique Agostinho, autor de ‘Vende-se Portugal’, um livro que promete ser polémico e onde este engenheiro civil (licenciado pelo IST) apresenta, “sem papas na língua”, dados sobre os erros que estão a ser cometidos no país em relação à marca Portugal.

Com uma imagem de capa que mais parece, propositadamente, um anúncio de jornal, ‘Vende-se Portugal’ é uma obra que “não é um livro sobre política. É um livro técnico sobre publicidade e marketing de marcas”. Sobretudo “sobre uma marca que deveria ter um impacto enorme sobre a economia - a marca Portugal”. Responsável de marketing de “dois momentos extraordinários”, como gosta de se referir ao sucesso dos anúncios do Ponto Verde (campanha das crianças) e da feijoada na ponte Vasco da Gama, Agostinho, hoje director de marcas da Sonae Sierra, afirma que o que o livro tem de interessante é “o resultado de um levantamento que fiz sobre a gestão da marca Portugal. As decisões e as acções que se tomam. Muitas que são verdadeiros disparates”. Consciente de que esta sua segunda obra (a primeira intitula-se ‘Compre este porque...’) não é politicamente correcta, nem contemplativa, este autor dirige-se aos leitores dizendo, para finalizar, que “neste livro podem esperar uma forma engraçada de explicar como se gere uma marca aplicada a uma marca que nos interessa a todos”.

Ideias em Estante por, Mafalda Avelar
Em conversa com o autor Henrique Agostinho

A ACONTECER - IRLANDESES INTERESSADOS EM PORTUGAL

(do gabinente de imprensa do ministério da economia e inovação)

O Secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade, participou hoje em Dublin, na Irlanda, numa acção de promoção a que assistiram cerca de 90 investidores interessados na aquisição de propriedades em Portugal, no âmbito do Turismo Residencial.

Recorde-se que o Turismo Residencial, encontra expressão nos Resorts/Conjuntos Integrados, definidos pelo PENT (Plano Estratégico Nacional de Turismo) como um dos dez produtos estratégicos para o desenvolvimento do Turismo em Portugal.

Apostando no desenvolvimento deste produto, o Governo aprovou no Orçamento de Estado de 2007 a redução da carga fiscal para os imóveis detidos por off-shores (IMT de 15% para 8% e IMI de 5% para 1% ou 2%) de forma a tornar Portugal mais competitivo na aquisição de propriedades por estrangeiros, nomeadamente face à vizinha Espanha. Durante a sua deslocação à Irlanda o Secretário de Estado do Turismo reuniu-se com responsáveis da companhia irlandesa Air Lingus que inicia novas rotas para Portugal, ainda este ano.

Assim, a rota Dublin - Funchal será operacionalizada já neste Outono e a rota Belfast – Faro, terá inicio no próximo ano. Presentemente nos autocarros de Dublin, pode ser vista uma campanha de promoção do destino Portugal.

A Irlanda é o 12º mercado emissor mundial e o interesse dos irlandeses por Portugal não pára de aumentar. O mercado irlandês integra o “Top 10” dos mercados emissores para Portugal, ocupando ainda a 6ª posição nas dormidas (967,3 milhares), a 7ª nas receitas e a 9ª nos hóspedes.

2006 foi um ano bastante positivo no que respeita ao mercado irlandês, tendo-se registado um aumento de 7,5% ao nível das dormidas, 13,4% ao nível das receitas e 8,9% ao nível dos hóspedes. Para 2007 perspectiva-se um crescimento de 12% no número de turistas irlandeses em Portugal.



Curiosidade - "10 produtos estratégicos" é demasiado desfoque para poder ser considerado uma estratégia.

04/10/2007

Vende-se Portugal

nas melhores livrarias do País:

webboom
Bisturi
Fnac.pt