Está quase a acabar
A última experiência do ano vem (mais uma vez) mostrar como dar é mais fácil do que vender. Pelo menos para o produto que estamos a anunciar.
A diferença a teste é muito subtil, à primeira vista invisível. Mas com um impacto notável. Entre “saber” e “aplicar”, os cliques foram em massa para o conhecimento, menos comprometido e portanto mais defendido. Uma conversão (CTR) de 1,5% que não deixa ser impressionante, especialmente se comparar-mos com o ponto de partida ali abaixo.
Este trabalhinho, ilustrativo e sem fins lucrativos, que decorreu ao longo dos últimos 3 meses, aumentou a conversão em clique de 0,1% para 1,5%, um factor de 10x que ilustra bem o poder da boa publicidade.
Até para o ano, com votos de muitos crescimentos de 10x
A diferença a teste é muito subtil, à primeira vista invisível. Mas com um impacto notável. Entre “saber” e “aplicar”, os cliques foram em massa para o conhecimento, menos comprometido e portanto mais defendido. Uma conversão (CTR) de 1,5% que não deixa ser impressionante, especialmente se comparar-mos com o ponto de partida ali abaixo.
Este trabalhinho, ilustrativo e sem fins lucrativos, que decorreu ao longo dos últimos 3 meses, aumentou a conversão em clique de 0,1% para 1,5%, um factor de 10x que ilustra bem o poder da boa publicidade.
Até para o ano, com votos de muitos crescimentos de 10x
6 Comments:
At 8:57 da manhã, Anónimo said…
Muito boa esta série de artigos. Incrível como uma palavra pode fazer toda a diferença, não é?
Obrigado!
Um abraço
At 3:37 da manhã, Anónimo said…
Meu caro, a única coisa "invisível", é a sua capacidade para escrever "compararmos".
Quem é que quer aplicar alguma coisa? Aplique significa trabalho, saiba é como ler A Bola - é "deixa cá dar uma vista de olhos", é "OK, já que não tenho nada de melhor para fazer", em suma: é para os curiosos. E clicar não custa nada - excepto ao anunciante, claro.
O facto de o anúncio estar em Português, e decerto conhece este país, ajuda esses resultados que considera tão fantásticos.
Já agora, há quanto tempo escreve anúncios? Não percebo como é que alguém pode fazer uma grande festa disto.
At 9:58 da manhã, lookingforjohn said…
Este anónimo teve uma noite produtiva só à conta deste blog, a avaliar pelos comentários terroristas que aqui espalhou.
Lá está, é má publicidade para os anónimos!
At 12:59 da tarde, Consumering said…
Foram 7 comentários feitos ao longo de duas horas (ainda por cima entre as 3 e as 5 da manhã).
Este anónimo impressionou-me.
At 5:15 da tarde, Jayme Kopke said…
Só um reparo: CTR é uma coisa, conversão é outra. Dar é mais fácil do que vender, logo é correcto dar para que o "prospect" dê o próximo passo. O objectivo final, no entanto, como você próprio não se cansa de repetir, é vender qualquer coisa. Em algum momento o anunciante terá que dizer "show me the money". Nesse momento, e só então, se pode falar de conversão. Não é incomum que anúncios com o maior CTR se revelem piores na conversão, exactamente por apenas atraírem curiosos, que não se importam de ir espreitar mas não querem comprar nada. E, se a conversão for má, quanto maior o CTR, maior o prejuízo.
At 5:42 da tarde, Consumering said…
Completamente de acordo com o Jayme, todo este exercício sofria de uma simplificação fatal: não havia nada para vender.
Ainda por cima a amostra era demasiado pequena para se poder apurar a conversão.
O reparo é justo e bem vindo.
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